9.19.2011

Ötzi, o homem do gelo

Ötzi é o homem preservado no gelo mais antigo alguma vez encontrado. Foi descoberto por acaso por dois alpinistas há vinte anos a 19 de Setembro de 1991 nos Alpes Austríacos. Ötzi media cerca de 1,5 metros de altura e terá sido assassinado, facto apoiado pela presença da ponta de uma seta no seu esqueleto. Apesar de ser o corpo congelado mais antigo a ser encontrado, os seus 5300 anos não se comparam aos 13,7 mil milhões de anos do Universo.

Na verdade, não me lembrava de nenhum tema que pudesse falar, por isso pesquisei acontecimentos que se tivessem passado nesta data e deparei-me com este pedaço de história. Se nos proporcionarmos no Universo apercebemo-nos do quão pequenos e efémeros somos. Os cinco mil anos deste ano não podem sequer competir com o desaparecimento dos dinossauros(há cerca de 50 milhões de anos), quanto mais com a formação do Universo.
A meu ver, este constante redimensionamento do Homo Sapiens Sapiens é essencial para  nos compreendermos neste Universo desconhecido.

Sem comentários:

Enviar um comentário